VW Golf: o passado e o futuro, que chega já em Novembro!
Apresentado pela primeira vez em 2012, no Salão Automóvel de Paris, o Volkswagen Golf de sétima geração vai sofrer um "restyling" significativo no próximo mês de Novembro, de forma a manter actual a "cara" de um modelo "bestseller" para a marca de Wolfsburgo.
E porque em "fórmula vencedora não se mexe", é esperado que este "restyling" não quebre com as linhas do modelo actual, sendo que é quase certo que os pára-choques frontal e traseiro, a grelha dianteira e os grupos ópticos sejam revistos, bem como o interior, que deve sofrer uma actualização ao nível dos materiais usados e da tecnologia oferecida, com o ecrã táctil a ganhar maiores dimensões, seguindo uma tendência transversal a (quase) todos os fabricantes automóveis.
Porém, as dúvidas ainda são muitas e as respostas escassas. Estas só serão dadas no próximo mês de Novembro, altura em que a Volkswagen vai apresentar a nova versão do Golf. Certo, para já, é o legado que este modelo vai deixando (nenhum automóvel europeu vendeu mais do que o Golf), alcançando marcos verdadeiramente espantosos, que prometem continuar a subir por muitos anos.
40 segundos: Nos últimos 42 anos vendeu-se um Golf novo a cada 40 segundos.
32.590.025 de veículos vendidos no final de 2015: Este número faz do Volkswagen Golf o automóvel europeu mais vendido de sempre.
21.517.415 de veículos vendidos em 2002: Nesta altura o Golf deixava para trás o "recordista" mundial até então, o VW Beetle.
1.000.000 km: Em 2003, um condutor de um Golf Mk1 (primeira geração) ultrapassou a barreira do milhão de quilómetros, um feito que já foi igualado por outros exemplares.
188.938 euros: Foi quanto custou o Golf (Mk5) mais caro da história. O primeiro proprietário tinha sido o Papa Bento XVI.
2.120 novos Golf por dia: Nas últimas quatro décadas foram produzidos cerca de 2.120 novos exemplares do Golf por dia.
730 dias: A unidade 1 milhão demorou apenas dois anos a ser vendida, mais concretamente 730 dias.
5 opções de motorização: O Golf é o único automóvel do mundo disponível com opções de motor eléctrico, híbrido, gasolina, diesel e gás.
650 CV. Era este o registo do Golf mais potente da história, denominado GTI W12-650 (ver galeria abaixo), apresentado em 2007 durante o encontro GTI de Worthersee.